Páginas

FACEBOOK

5 de maio de 2017

Resenha: Historias de Sherlock Holmes, um adeus ao heroi


A cada pagina lida foi como uma dor no coração, durante as ferias ficava em casa lendo as grandes observações e deduções do melhor detetive de todos. Agora digo adeus a melhor saga de todas e ao grande escritor sir. Arthur Conan Doyle.

Antes de começar o livro, Conan agradece a todos os leitores por acompanharem as aventuras de Holmes e diz ser o ultimo livro do detetive. Sherlock, segundo ele, não estava dando liberdade para explorar sua carreira literária e reuniu neste livro todos os contos que havia escrito extras durante todos os anos. Realmente foi o último livro, a publicação foi em 1927 e sua morte em 1930. Uma pena não ter conseguido realizar o desejo, mas publicou outros livros além de Sherlock Holmes.

Pela primeira vez, Sherlock narrou 2 aventuras, onde não envolve seu amigo Watson e diz ser um exagero o modo como o amigo narra as historias de modo épico. Holmes narra "A aventura da juba do leão" e "A aventura do soldado descorado" de modo calculista, sem dar detalhes da sua grande mente e tratando os fatos como óbvios. Primeira mencionada, é a única historia após a aposentadoria de Holmes e a única que vê o assassinato ocorrer na sua frente. Conan deveria ter explorada este lado de Holmes nos outros livros de contos.

Houve contos com finais inesperados, como a visita do "A aventura do cliente ilustre", homem violento e monstruoso faz mulheres se apaixonarem por ele, mas uma delas deseja vingança e "A aventura de Shoscomr Old Place", Holmes deixa os fatos um tanto óbvios durante a narrativa, historia de uma irmão ambicioso, uma irma doente, cavalos de corrida e o infeliz do irmão acaba se dando bem no final... droga!

Há alguns contos com vestígios de "O cão de Bestiville", como "A aventura do vampiro de Sussex",pensamos que pela primeira vez veríamos um caso sobrenatural, mas nosso detetive consegue encontrar algo real e encontramos um amigo de Watson; "A aventura do negro aposentado" vemos Watson na linha de observação como no cão e pela primeira vez um cliente negro com fatos ciumentos.

Os meus favoritos foram: "A aventura das 3 cumeeiras" irmãos ficaram loucos misteriosamente enquanto uma morreu e o único irmão que sobreviveu acabou morto no final, qual a explicação? Um final amoroso e ilustre; "A aventura da pedra de marfim" volta Billy amigo que apresentou Sherlock e Watson para o caso do sumiço da pedra de marfim da coroa da rainha e por ultimo mais não menos importante "As aventuras dos 3 Garridebs", um homem diz que se achar 3 homens chamados Garridebs ficariam ricos, na verdade o interesse não era nos homens... mas na casa de um deles (parecido com o conto do Barba Ruiva).

Adeus caro detetive, sentirei saudades dos momentos de grandes aventuras dentro do quarto e poder conhecer toda Londres sentada no tapete. Leiam todos os livros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...