Páginas

FACEBOOK

3 de abril de 2018

Resenha: Tartarugas até lá em baixo, historia de emoções


A cada historia o John Green consegue transpor todos os pensamentos, sentimentos e emoções de uma vida de um adolescente comum, os seus medos, angustias e ambições. Isso faz o John ser o nosso melhor amigo e psicologo mais distante no qual nunca tivemos. Sabem por que? Ele consegue transcrever os próprios sentimentos e pensamentos. Você não precisa ser ele ou J. K. Rowling, para tornar-se um grande escritor basta colocar os sentimentos para fora. Fácil? Quase impossível.

Tartarugas até lá em baixo é o melhor livro de Green? SIM. Por que? Só lendo para saber, mas tendo uma preterição, vou dizer.

Aza Holmes (não Sherlock Holmes, quem dera), sofre de TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo), uma síndrome que deixa algumas manias, como tocar, por atrair germes, deixar as coisas no lugar exato (não ache que virginiano tem TOC, não generalize). Resumidamente, só quem tem sabe descrever. Ela leva a amiga em um lugar escuto e diz: 

   "     Se girar algumas vezes, não vai saber de que lado fica a entrada 
            e de que lado fica a saída. Isso é assustador. Agora imagine
            se não pudéssemos conversar, se não conseguíssemos ouvir a
            respiração uma da outra. Imagine se não tivéssemos tato, ou
            seja, se mesmo uma ao lado da outra não tivéssemos ideia dis-
            so. Imagine que você está tentando encontrar alguém, ou até
            tentando encontrar a si mesma, mas não pode contar com ne-
            nhum dos seus sentidos, não tem como saber onde estão as
           paredes, ou o que fica à frente ou o que fica atrás, ou o 
           que é água e o que é ar. Você está sem seus sentidos e sem 
           forma...Sua sensação é de que você só consegue descrever o 
           que é se identifica o que não é, e você está flutuando sem 
           rumo num corpo completamente fora do seu controle. Não é você 
           quem decide de quem gosta, ou onde mora, que horas come, do
           que tem medo. Você está presa e pronto, totalmente sozinha
           nessa escuridão. É assustador. Isto-fiz uma pausa para ligar
           a lanterna- é controle. Isto é poder. Mesmo que haja ratos e
          aranhas e o cacete, somos nós que lançamos luz sobre todas essas  
           coisas, não o contrario.                                       "

Durante o livro, realmente impressionante, o John sofre disso desde sempre e descrever tão bem os pensamentos de Aza nos faz entender como uma pessoa com TOC se sente e conseguimos entrar na sua mente. 

Um professor, nesse chegou no 1º dia de aula e contou ter TOC, isso antes de contar a historia de Channel (kkk), disse que as carteiras nunca poderiam estar desorganizadas, se não teria um treco e antes do tratamento não poderia ver nenhuma blusa colorida, se não desviava toda a sua atenção e não conseguia dar aula. Não entendia por que tudo aquilo antes de ler o livro.

O pai bilionário de um antigo amigo de Aza desaparece, caso tivesse noticias de onde encontra-lo ganharia 100 mil dólares, a sua BFF Daisy, fanática de Star Wars e escritora de fanfics de Ray e Chewbacca, tem a ideia de procurar por esse bilionário e conseguir a recompensa.

O que você faria com 100 MIL DÓLARES? Não sei vocês, mas eu ajudaria uma ONG e faria intercambio. Elas iriam usar para pagar pelo menos o inicio da faculdade, nos EUA as faculdades custam uma fortuna.

O resto não vou contar, mas essa historia se trata de amizade, superação, autoconhecimento, cultura pop, amor, sinceridade e adolescência. 

Se eu colocar spolier ninguém vai ler a resenha, mas da metade do livro para o final fiquei abismada, obtive autorreflexão sobre a vida, desejos e saber quando se faz uma escolha certa. As vezes escolhemos alguns caminhos, outras pessoas cruzam a nossa vida para balança-la e também fazem as próprias escolhas. Além de dinheiro não é tudo na vida, mas as pessoas nas quais nos importamos são muito mais importantes. LEIAM!!

Vejam o vídeo do John contando sobre o livro no seu canal do Youtube:



Ps: sobre o título, na pagina 200 e alguma coisa há uma explicação, nada satisfatória. Não vou contar, mas se não entendeu, na livre interpretação: o universo é infinito, não se sabe o seu fim, pode haver qualquer coisa nele ainda não descoberta, como tartaruga.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...